Declaração Eletrônica de Substituição Tributária, Antecipação e Diferencial de Alíquota (DeSTDA)

Declaração+eletrônica Blog Carvalho Contadores - Carvalho Contadores

Compartilhe nas redes!

Atenção às obrigações acessórias para empresas optante pelo Simples Nacional. Diante de inúmeras questões, temos a DeSTDA.

A partir de janeiro de 2016, os contribuintes optantes pelo regime do Simples Nacional, previamente inscrito no Cadastro de Contribuintes do ICMS do Estado do Rio de Janeiro (CAD-ICMS), deverão informar ao Estado do Rio de Janeiro os resultados:

O ICMS retido ou recolhido como substituto tributário; o ICMS apurado correspondente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual incidente sobre as aquisições interestaduais por contribuinte deste Estado de bens ou serviços destinados a consumo ou ativo fixo; o ICMS apurado correspondente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual relativo às operações e prestações interestaduais que destinem bens e serviços a consumidor final não contribuinte do imposto.

Estão obrigados a entregar a DeSTDA ao Estado do Rio de Janeiro:

  • Todos os estabelecimentos do sujeito passivo situados neste Estado, inscritos no CAD-ICMS, de empresa optante pelo regime do Simples Nacional e
  • Todos os estabelecimentos de outros estados, de empresa optante pelo regime do Simples Nacional, inscritos no CAD-ICMS como substitutos tributários ou como responsáveis pelo pagamento do diferencial de alíquota na remessa de bens e serviços a consumidor final não contribuinte localizado neste Estado.

Os contribuintes acima mencionados estão obrigados à entrega da DeSTDA, ainda que não tenha havido movimento no período.

Estão desobrigados da entrega da DeSTDA:

  • Os Microempreendedores Individuais – MEI e
  • os estabelecimentos impedidos de recolher o ICMS pelo Simples Nacional em virtude de a empresa ter ultrapassado o sublimite estadual, nos termos do § 1º do artigo 20 da LC nº 123/06.

Prazo de envio do arquivo digital: A DeSTDA deverá ser enviado até o dia 28 (vinte e oito) do mês subsequente ao encerramento do período de apuração, ou quando for o caso, até o primeiro dia útil imediatamente seguinte.


Fonte de consulta:

Ajuste SINIEF nº 12/2015
Resolução SEFAZ n° 720/2014

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Perse Capa ReduÇÃo De Aliquota A Zero - Carvalho Contadores

PERSE – REDUÇÃO DE ALÍQUOTA A ZERO

Desde que atendidos os requisitos da legislação de regência, o benefício fiscal do Perse é aplicável às pessoas jurídicas que, no período de sua fruição, apurem o Imposto sobre a Renda com base no lucro real, presumido ou arbitrado. O

Licenciamento Sanitario Post Para Site - Carvalho Contadores

Licenciamento Sanitário e Taxa TLS | RIO DE JANEIRO

A taxa TLS é emitida após a solicitação do alvará da Vigilância Sanitária. Se aprovado o processo, o licenciamento será concedido pelo órgão sanitário municipal competente, exclusivamente por meio digital. Estão sujeitos à inspeção antes da concessão da LSF inicial:

ReduÇÃo Do Capital Social - Carvalho Contadores

Capital Social da Empresa | CARVALHO CONTADORES

Redução do Capital Social na LTDA Pode a sociedade reduzir o capital, mediante a correspondente modificação do contrato: Depois de integralizado, se houver perdas irreparáveis: Desde que o capital social esteja totalmente integralizado na empresa, independente se a empresa teve

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Modelo 1 Irpf 2024 - Carvalho Contadores