Este artigo é para você que está pensando em investir e não consegue definir qual título se encaixa no seu orçamento financeiro.
A proposta de investimentos é retirar uma parte das suas rendas ativas para investimentos em períodos de curto prazo (até 12 meses), médio prazo (entre 13 a 36 meses), ou longo prazo (acima de 36 meses), recomenda-se a associação estes períodos com algum objetivo em mente.
Recomendo a você fazer um exercício do que você planeja para o seu futuro ou para a sua família.Exemplos de investimentos são: Para bancar os estudos em uma faculdade, uma viagem, ou a aposentadoria complementar à previdência do INSS.
Lembrando que quanto mais cedo você começar, mais fácil de atingir os seus objetivos, pois é importante pensar e também estar preparado para o amanhã. É preciso plantar as sementes para poder colher os frutos na época da colheita.
Caso você já tenha este hábito de poupar parte de suas rendas, parabéns, você está no caminho certo.
Vamos falar de alguns tipos de investimentos bastante comum:
Segmento de Renda Fixa:
Em todas as modalidades de renda fixa você emprestará o seu dinheiro em troca de juros. Existem investimentos onde você empresta o seu dinheiro para o governo (títulos públicos), empresas (debêntures, CRI e CRA), banco e financeiras (todos os outros).
Tesouro Direto; Poupança; CDB e RDB; LCI e LCA; LF – Letra Financeira; LC – Letra de Câmbio; CRA e CRI; Debêntures.
Tesouro Direto: É muito simples investir, basta escolher uma plataforma de investimentos. Há cotas a partir de R$ 30. O Tesouro Direto é tão seguro quanto a poupança. A modalidade IPCA oferece rendimento de acordo com a taxa básica de juros, porém, protegendo da inflação, o que significa ter um ganho real no futuro. Caso o investidor mude de planos e queira resgatar o dinheiro antes do prazo do título, ele pode correr o risco de resgatar menos do que aplicou, pois este tipo de título varia de acordo com o mercado. Por isso, é importante o planejamento financeiro.
Há também os títulos Pré-fixados (LTN e NTN-F) e Pós-fixados (Selic/LFT, IPCA / NTN-B). No link do Tesouro Direto, você encontra outras opções de título.
Poupança: Paga-se um prêmio de juros ao completar um mês na caderneta de poupança, é o modo de investimento mais utilizado pelos brasileiros, embora não seja o mais vantajoso.
LCI (Letra de Crédito Imobiliário) / LCA (Letra de Crédito do Agronegócio): São títulos oferecidos que possuem isenção do imposto de renda para pessoa física, geralmente é preciso ter um mínimo de valor, que difere de corretoras ou bancos, não pode sacar antes do prazo, é preciso ir até o final do prazo contratado. É coberto pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) em até 250 mil reais, em caso de falência do banco responsável pelo título.
Segmento de Renda Variável: Nos investimentos de renda variável você adquire um título de propriedade (como as ações de uma empresa listada na Bolsa) ou um ativo que poderá ser vendido no futuro por um preço maior, gerando ganho de capital. Alguns desses investimentos podem gerar o direito a receber lucros em dinheiro como ações e fundos imobiliários.
Ações; Mercado Futuro (contratos de Boi Gordo, Café, Milho, Dólar, Índices etc.); Criptomoeda/Bitcoin; Moeda Estrangeira; Ouro; Fundos Imobiliários; ETF.
Ações: Você compra uma ação de uma determinada empresa listada na bolsa de valores (passa a ser acionista da empresa) em que pode ter valorização ou prejuízo em relação ao preço de aquisição da ação, além de dividendos e juros sobre capital próprio. É uma das formas mais arriscadas, mas interessantes de investimentos.
Segmento de Fundos e COE: Nos investimentos em fundos você compra cotas de um fundo. Esse fundo é administrado por um gestor que fica responsável por investir o dinheiro de todos os cotistas nos investimentos de renda fixa e renda variável que citamos anteriormente.
Fundos de Investimento; Fundos de Investimento Exclusivo; Previdência Privada; Clube de Investimento; COE.
Segmento de Investimentos fora do sistema financeiro: Aqui temos investimentos realizados fora do sistema financeiro como a abertura de um negócio próprio, investimentos em imóveis para revenda ou aluguel e aquisição de objetos valiosos como obras de arte, antiguidade, joias, moedas raras etc.
Investimento em Negócios; Investimento em Imóveis; Obras de Arte, Antiguidades, Coleções de objetos valiosos.
Se sua escolha for Investir em seu próprio negócio, o ideal é que procure um Contador que faça um planejamento e analise do ROI (Retorno sobre o Investimento). Com o resultado deste índice, vocês consegue enxergar se vale a pena aplicar os recursos nesta carteira de investimento.Diante disso, estude sobre os prospectos de investimentos. Diversifique os seus investimentos, não deixe tudo numa mesma cesta, para contrabalançar o seu patrimônio, não fique com o risco de investir em um único segmento de investimento.