Será que o trabalho humano está com os dias contados? Leia e descubra!

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A automação de processos já é uma realidade. A evolução da tecnologia permitiu que muitas das atividades que levamos horas para concluir já sejam feitas em questões de segundos por robôs e seus cérebros virtuais.

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Robôs vão substituir os humanos? Especialista esclarece mitos e verdades sobre automação

Uso de Inteligência Artificial em processos corporativos ainda gera muitas dúvidas

A automação de processos já é uma realidade. A evolução da tecnologia permitiu que muitas das atividades que levamos horas para concluir já sejam feitas em questões de segundos por robôs e seus cérebros virtuais. Mas, junto com os avanços, surgem muitas dúvidas entre quem não acompanha a fundo esse mercado.

Para sanar algumas delas, Rica Barros, CEO da startup Pareto – especializada em RPA (Automação de Processos Robóticos) para marketing e vendas -, esclarece abaixo os principais mitos e verdades em torno do universo da Inteligência Artificial.

“A automação de processos vai substituir meu emprego”

Esta é a frase mais comumente ouvida por quem atua no setor. Porém, segundo Barros, é um mito. A IA automatiza ações repetitivas do cotidiano e o grau de intervenção humana depende de cada situação.

“Mas a principal utilidade da automação de processos robóticos é justamente permitir que o profissional seja mais estratégico. Muitas vezes, deixa de atuar em um processo repetitivo e passa a gastar o tempo em contribuições intelectuais, que uma máquina não é capaz de fazer”, explica o executivo.

“A automatização de processos não serve para minha empresa, que não atua em tecnologia”

Hoje, a ferramenta pode ser implementada em vários segmentos, sempre com um objetivo muito claro: contribuir com o aumento da produtividade e a redução de custos em empresas de todos os portes no mercado. A extração de dados de produção de fabricantes e atualização do inventário de uma loja, por exemplo, demonstra como a automação pode ser útil no varejo.

“A tecnologia pode não ser o principal propósito de seu negócio, mas ainda assim é possível aproveitar a automação em determinados setores que dependem de organização. Processos que não requerem necessariamente inteligência humana facilmente são resolvidos com a automação”, acrescenta Barros.

“Minha empresa é pequena, então não cabe em meu dia a dia”

A automação de processos é abrangente. Independentemente se uma empresa é pequena, média ou grande, sempre há uma solução tecnológica capaz de aperfeiçoar sua rotina. Por exemplo, um profissional autônomo pode se utilizar de um simples chatbot no WhatsApp ou Instagram para fazer um atendimento prévio aos seus clientes e assim ganhar tempo nas outras atividades.

“A tecnologia não é capaz de fazer tudo”

Verdade. Em habilidades como criatividade, estratégia e inovação, nada é mais eficiente que o ser humano. O alto poder criativo, o “pensar fora da caixa”, é uma capacidade impensável para um robô, criado para repetir padrões matemáticos e resolver assuntos que um dia já foram resolvidos pelo homem.

“Por esse motivo, estamos seguros de que a tecnologia é uma aliada de extrema importância, que veio para ajudar todos nós a parar de perder tempo com atividades que nos façam de ‘pequenos robôs’ e aproveitar oportunidades para criar e inovar cada vez mais”, diz o CEO.

Um bom exemplo são os carros automáticos. Hoje, já existem marcas que desenvolvem veículos autônomos, mas ainda é necessária ao ser humano a atenção ao desenvolver a ferramenta e tomar decisões sobre ela, para garantir o pleno aprendizado do software. A inteligência humana é fundamental para complementar uma boa proposta tecnológica.

“A automação aumenta a confiança nos dados”

Esta é a proposta-chave da RPA. Quanto mais manual é um processo, maior é a dificuldade em garantir que as informações estejam corretas e padronizadas. Com a automação, temos a garantia de que todos os parâmetros estejam dentro do esperado e que os erros sejam menores, o que diminui a necessidade de retrabalho e garante que os processos aconteçam da mesma maneira de forma contínua. Além disso, contribui com a tomada de decisão. Um gestor de mídia paga, por exemplo, consegue ter mais precisão para planejar a distribuição do seu orçamento e prever o retorno em cada canal.

“Por isso, investir nessa tecnologia é o próximo passo para toda empresa moderna. A ferramenta ajuda a impulsionar os negócios, algo fundamental no cenário atual. Contribui na redução do desperdício de tempo e para uma rotina muito mais organizada, colaborativa e inventiva”, conclui Barros.

Fonte: Administradores

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