Retenção na fonte do ISS para Empresas Optante pelo Simples Nacional

Retenção+na+fonte+do+iss+para+empresas+optante+pelo+simples+nacional Blog Carvalho Contadores - Carvalho Contadores

Compartilhe nas redes!

O ISS é um imposto que trás muitas dúvidas no que tange, principalmente, as empresas Optante pelo Simples Nacional. Por isso, a resenha de hoje visa esclarecer essas dúvidas para que você tenha segurança quanto a conformidade fiscal referente aos tributos municipais devidos por sua empresa.​

Diante da legislação que atinge as empresas, independente da forma de tributação, seja Lucro Real, Lucro Presumido, Optante pelo Simples Nacional, todas estão sujeitas por todos os ângulos, à retenção do ISS na fonte. Sendo assim, é necessário conferir se este é o caso de sua empresa.

​A retenção na fonte de ISS para as empresa Optante pelo Simples Nacional é permitida se as atividades atendem as disposições do art. 3º da LC 116/2003 e o art. 21, § 4º da LC 123/2006. A alíquota aplicada sobre a retenção é no mínimo de 2% e no máximo de 5%, e observando o teto disposto na legislação.

Diante desta questão, segue um exemplo:

Empresa A toma serviço (listado no art. 3º da LC 116/2003), de uma Empresa B Optante pelo Simples Nacional de outro município, fará a retenção considerando a alíquota informada pela EPP na NF. Esta alíquota informada na NF corresponderá ao percentual de ISS ao qual a EPP estiver sujeita no Simples Nacional no mês anterior. A EPP poderá segregar esta receita já retida, e consequentemente o percentual do ISS será desconsiderado para cálculo do DAS.

​Contudo, a Empresa A tomar um serviço (não listado na legislação supracitada), de uma Empresa B, não deverá efetuar a retenção do ISS. Nesse caso, esta empresa não deverá segregar a receita como não sujeita a retenção na fonte. Porém, se o local do tomador do serviço prevê a retenção, a Empresa B deverá segregar essa receita como sendo receita com retenção de ISS, e não considerar a alíquota do ISS na base de cálculo do DAS.

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Perse Capa ReduÇÃo De Aliquota A Zero - Carvalho Contadores

PERSE – REDUÇÃO DE ALÍQUOTA A ZERO

Desde que atendidos os requisitos da legislação de regência, o benefício fiscal do Perse é aplicável às pessoas jurídicas que, no período de sua fruição, apurem o Imposto sobre a Renda com base no lucro real, presumido ou arbitrado. O

Licenciamento Sanitario Post Para Site - Carvalho Contadores

Licenciamento Sanitário e Taxa TLS | RIO DE JANEIRO

A taxa TLS é emitida após a solicitação do alvará da Vigilância Sanitária. Se aprovado o processo, o licenciamento será concedido pelo órgão sanitário municipal competente, exclusivamente por meio digital. Estão sujeitos à inspeção antes da concessão da LSF inicial:

ReduÇÃo Do Capital Social - Carvalho Contadores

Capital Social da Empresa | CARVALHO CONTADORES

Redução do Capital Social na LTDA Pode a sociedade reduzir o capital, mediante a correspondente modificação do contrato: Depois de integralizado, se houver perdas irreparáveis: Desde que o capital social esteja totalmente integralizado na empresa, independente se a empresa teve

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Modelo 1 Irpf 2024 - Carvalho Contadores