É empreendedor e está com dívidas? Conheça o Marco Legal do Empreendedorismo!

E Empreendedor E Esta Com Dividas Conheca O Marco Legal Do Empreendedorismo Carvalho Contadores - Carvalho
Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Marco legal do empreendedorismo: projeto facilita negociação de dívidas

Proposta pretende facilitar a negociação de dívidas de micro e pequenas empresas, privilegiando a solução extrajudicial.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 33/20 cria o marco legal do empreendedorismo, que tem como objetivo facilitar a reestruturação de dívidas de micro e pequenas empresas. A proposta torna os procedimentos mais simples, rápidos e baratos, por meio da negociação extrajudicial, que não exige processo na Justiça.

De autoria do Senado, o projeto também permite a renegociação simplificada em juízo ou a liquidação sumária dos bens para quitar dívidas. Gastos como publicação de editais em jornais, advogados e custas judiciais serão dispensados.

Autor do projeto, o senador Angelo Coronel (PSD-BA) explica que o objetivo é tornar o empreendedorismo (termo relacionado à recuperação da empresa) “uma opção menos onerosa, mais ágil e operativa para as micro e pequenas empresas”.

O senador ressalta que o projeto é uma sugestão do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que congrega mais de 60 instituições nacionais de apoio e representatividade das micro e pequenas empresas.

Renegociação de dívidas

O projeto também amplia o conceito de micro e pequena empresa e altera a Lei Complementar 123/06 (que institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte) para tratar de quatro procedimentos de renegociação de dívidas: renegociação especial extrajudicial, renegociação especial judicial, liquidação especial sumária e disposições relativas à falência das microempresas e das empresas de pequeno porte.

A proposta contém dispositivos para facilitar procedimentos como baixa cadastral, além de fazer alterações em prazos e carências e possibilitar a concessão de justiça gratuita, dependendo da situação financeira da pequena empresa.

Entre os pontos da proposta também está a previsão de que, em caso de falência da micro ou pequena empresa, haverá prioridade para o pagamento de trabalhadores com salários atrasados. Esse pagamento deverá ser feito em até 60 dias, com valor limitado a dois salários mínimos.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Classifique nosso post [type]
Gostou? Compartilhe:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Favicon Carvalho Contadores Contabilidade Em Freguesia De Jacarepaguá Rj Novo Carvalho - Carvalho

Escrito por:

Carvalho contadores

Na Carvalho Contadores temos dois pilares centrais: o comprometimento e capacitação. Por esse motivo, temos em nosso escritório, funcionários que trabalham dia e noite para ter certeza de que suas especialidades ajudarão no desenvolvimento do seu negócio.

Veja também

Posts relacionados

Site 1 (1) - Carvalho

Prioridade na restituição do IRPF

Prioridade na restituição do IRPF A prioridade para restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é definida pela Receita Federal. A ordem de prioridade

Site 3 - Carvalho

Distribuição de lucro Isento

A distribuição de lucro ocorre quando uma empresa repassa aos sócios ou acionistas os lucros obtidos, após apuração contábil e o pagamento dos tributos devidos.

Recomendado só para você
Eventos de Desligamento (S-2299) e Término do TSVE (S-2399), bem…
Cresta Posts Box by CP
11 Setembro Amarelo Pop Up - Carvalho
04 Dias Dos Pais Pop Up - Carvalho