A importância do Contador para as Pequenas e Médias Empresas

Importancia Do Contador Blog Carvalho Contadores - Carvalho Contadores

Compartilhe nas redes!

Pequena e Média Empresa – Por que eu preciso de um contador?

Existe uma inverdade que muitos acreditam:

“O contador não trabalha para o empresário, ele trabalha para o Governo que precisa dos relatórios e da geração de impostos para tributar as empresas, porém eu empresário preciso pagá-lo”.

O motivo pelo qual muitos aceitam isso como verdade na sua rotina é que só tiveram até hoje um tipo de serviço prestado que podemos afirmar com veemência não é o que um bom contador pode realizar.

Aquele contador que não vai na tua empresa com o relatório em mãos e não te ajuda a tomar decisões com base nos teus resultados, é o tipo de contador acima, aquele que só cumpre as exigências do governo.

Mas a contabilidade serve só pra isso? Para manter o fisco longe de você empresário?

Muitos pensam que sim infelizmente, é a falta de conhecimento da profissão e de uma explicação bem simples de um contador interessado em tua empresa.

“Ah meu contador só serve para me enviar guias para pagar…”

Analisem da seguinte maneira: um pequeno empreendedor que vende produtos e compra produtos todos os dias, mas ele vende a prazo e faz ali um fluxo de caixa básico, e tem o saldo do banco. Ele não sabe como está o estoque dele, ele não sabe como está o patrimônio dele acumulado nos anos, ele não sabe o quanto de dívidas no próximo mês ele tem, e onde você pode ter acesso a toda esta informação? Na contabilidade!

Em uma contabilidade feita em tempo real, com os controles de ativos, estoques, notas de entrada e de saída todas contabilizadas e escrituradas pode proporcionar todas as informações para uma eficiente gestão do negócio.

Neste ponto você consegue ver o que está acontecendo de verdade no seu fluxo de caixa, porém muitos vão afirmar: “eu anoto o que eu tenho para pagar quando chega o boleto”. Mas é neste ponto é que está o X da questão, a contabilidade registra a obrigação no momento da prestação do serviço ou compra do produto, este o fato gerador da obrigação (ou seja o gera a obrigação do pagamento não é a chegada do boleto). Como a contabilidade é registrada no momento em que o empresário contraiu a obrigação de pagar a despesa, não importa o seu vencimento, a despesa existe e já é contabilizada, assim não existe a possibilidade do “esquecimento” da obrigação, ou de não deduzir o custo no processo de fabricação do um produto para que possa-se saber o verdadeiro lucro do produtor.

E também para folha de pagamento, existe como controlar o passivo trabalhista, como por exemplo: você sabia que para cada mês trabalhado do seu funcionário você deve 2,5 dias de trabalho de férias, e 1/12 de décimo terceiro salário? Então a contabilidade lança esta provisão isto e faz este controle, e assim o empresário consegue saber o quanto de passivo trabalhista a empresa carrega.

Muitas pequenas empresas fecham por não saberem como elaborar um bom fluxo de caixa, conversar com fornecedores, contabilizar os custos, e isto é resolvido com um bom Contador interessado e realizar um trabalho de qualidade, para que a sua empresa cresça e prospere!

Nós da Carvalho Contadores temos esta visão de negócios e sendo grande, médio ou pequeno empresário queremos participar do crescimento do seu negócio, como um parceiro, os auxiliando com todo o conhecimento necessário para que você tenha todo o nosso conhecimento aplicado a seu favor.

Se você puder economizar R$ 1,00 de imposto iremos lhe ajudar, o contador é um consultor capacitado para lhe ajudar a administrar a tua empresa, e ver em quais operações você pode estar perdendo dinheiro!

Se chegar no final do mês e no caixa não tem dinheiro, e usa o cheque especial, mas você pensa, “mas vendi muito este mês, onde está o que entrou? A contabilidade saberá! Pode estar tudo em inadimplentes, você vende mas não recebe, ou você vende para receber em 60 dias, mas paga o teu fornecedor com 30 dias, e uma simples negociação de prazos resolveria o problema de fluxo de caixa e veja só talvez o uso do cheque especial não seja mais necessário!

O contador não é um profissional só para trabalhar para o Governo se ele assim o faz, não está interessado em que sua empresa cresça para que ele também possa crescer!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dirf PrÉ Prenchidaprancheta 2 - Carvalho Contadores

DIRPF 2025 PRÉ-PREENCHIDA

O contribuinte poderá utilizar os dados da Declaração de Ajuste Anual Pré-Preenchida para a elaboração de uma nova Declaração de Ajuste Anual. No momento da criação da nova declaração, serão consideradas as informações relativas ao contribuinte referentes ao exercício de

Capa Para Ste Irpf 2025prancheta 2 - Carvalho Contadores

OBRIGATORIEDADE DE APRESENTAÇÃO O IRPF 2025

Está obrigada a apresentar a DIRPF de 2025 a pessoa física residente no Brasil que, no ano-calendário de 2024: Recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 33.888,00; Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou

Artes Para Sites Novembroprancheta 2 - Carvalho Contadores

IBS e CBS | Reforma Tributária

Atividades que estão sujeitas a redução em 30% das alíquotas do IBS e da CBS incidentes sobre a prestação de serviços das profissões intelectuais de natureza científica, literária ou artística, submetidas à fiscalização por conselho profissional:  Administradores;  Advogados; Arquitetos e

Artes Para Sites Novembroprancheta 3 - Carvalho Contadores

RECEITA SAÚDE | CARVALHO CONTADORES

Receita Federal do Brasil disponibilizou o aplicativo Receita Saúde para os profissionais autônomos da área da saúde. A função está disponível gratuitamente na PlayStore e Apple Store  no  aplicativo da Receita Federal, no ícone Saúde.  A utilização do aplicativo se

Perse Capa ReduÇÃo De Aliquota A Zero - Carvalho Contadores

PERSE – REDUÇÃO DE ALÍQUOTA A ZERO

Desde que atendidos os requisitos da legislação de regência, o benefício fiscal do Perse é aplicável às pessoas jurídicas que, no período de sua fruição, apurem o Imposto sobre a Renda com base no lucro real, presumido ou arbitrado. O

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Modelo 6 Irpf 2025 - Carvalho Contadores
Carnaval - Carvalho Contadores
Modelo 1 Irpf 2024 - Carvalho Contadores