Benefício Fiscal para Bares e Restaurantes

Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Download (1) - Carvalho Contadores

Redução da base de cálculo do ICMS no fornecimento de refeição por Bares, Restaurantes e Estabelecimentos Similares. 

Bares, Restaurantes e Estabelecimentos Similares podem, em substituição ao sistema comum de tributação (regime de débitos e créditos), calcular o valor do ICMS, devido a cada mês, pela aplicação direta do percentual de 4% sobre a receita bruta auferida no período, excluídos os produtos sujeitos à substituição tributária e as vendas canceladas

Esse benefício se aplica aos estabelecimentos: bar, restaurante, lanchonete, pastelaria, casa de chá, de suco, de doces e/ou salgados, cafeteria ou sorveteria, hotel, pensão ou similar (somente para a parte relativa ao fornecimento de alimentação sujeita ao ICMS)

Entende-se por fornecimento, o preparo e a entrega da refeição pronta para consumo imediato no mesmo local em que ocorre o consumo, ressalvada a possibilidade de sua entrega em domicílio.

O benefício se aplica às refeições coletivas preparadas fora do estabelecimento do contratante, desde que a saída da refeição seja efetuada a granel, vedado o acondicionamento em porções individuais.

O benefício não se aplica nas seguintes hipóteses:

  • Saída da alimentação pré-preparada congelada;
  • Venda de alimento pré-embalado, pronto para consumo;
  • Venda em máquinas automáticas.;
  • Fornecimento ou à saída de bebidas;
  • Não se aplica aos produtos sujeitos ao regime de substituição tributária;
  • Contribuinte optante pelo Simples Nacional, exceto os que, embora nele enquadrados, tenham ultrapassado o sublimite estadual previsto na Lei Complementar nº 123/2006.

A empresa que usufruir do benefício fiscal é vedada o aproveitamento de qualquer crédito fiscal de ICMS das entradas.

O contribuinte que não fizer uso da redução de base de cálculo deverá tributar o fornecimento de refeição, utilizando a alíquota prevista para a operação, bem como se creditar do ICMS relativo à respectiva operação de entrada, observadas as normas gerais de apuração do imposto.

Classifique nosso post [type]
Gostou? Compartilhe:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Favicon Carvalho Contadores Contabilidade Em Freguesia De Jacarepaguá Rj Novo Carvalho - Carvalho

Escrito por:

Carvalho contadores

Na Carvalho Contadores temos dois pilares centrais: o comprometimento e capacitação. Por esse motivo, temos em nosso escritório, funcionários que trabalham dia e noite para ter certeza de que suas especialidades ajudarão no desenvolvimento do seu negócio.

Veja também

Posts relacionados

Site 1 (1) - Carvalho

Prioridade na restituição do IRPF

Prioridade na restituição do IRPF A prioridade para restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) é definida pela Receita Federal. A ordem de prioridade

Site 3 - Carvalho

Distribuição de lucro Isento

A distribuição de lucro ocorre quando uma empresa repassa aos sócios ou acionistas os lucros obtidos, após apuração contábil e o pagamento dos tributos devidos.

Recomendado só para você
No final do segundo semestre empresários devem arcar com obrigações…
Cresta Posts Box by CP
11 Setembro Amarelo Pop Up - Carvalho
04 Dias Dos Pais Pop Up - Carvalho