Ícone do site Carvalho Contadores

A importância do Contador para as Pequenas e Médias Empresas

Importancia Do Contador Blog Carvalho Contadores - Carvalho Contadores

Pequena e Média Empresa – Por que eu preciso de um contador?

Existe uma inverdade que muitos acreditam:

“O contador não trabalha para o empresário, ele trabalha para o Governo que precisa dos relatórios e da geração de impostos para tributar as empresas, porém eu empresário preciso pagá-lo”.

O motivo pelo qual muitos aceitam isso como verdade na sua rotina é que só tiveram até hoje um tipo de serviço prestado que podemos afirmar com veemência não é o que um bom contador pode realizar.

Aquele contador que não vai na tua empresa com o relatório em mãos e não te ajuda a tomar decisões com base nos teus resultados, é o tipo de contador acima, aquele que só cumpre as exigências do governo.

Mas a contabilidade serve só pra isso? Para manter o fisco longe de você empresário?

Muitos pensam que sim infelizmente, é a falta de conhecimento da profissão e de uma explicação bem simples de um contador interessado em tua empresa.

“Ah meu contador só serve para me enviar guias para pagar…”

Analisem da seguinte maneira: um pequeno empreendedor que vende produtos e compra produtos todos os dias, mas ele vende a prazo e faz ali um fluxo de caixa básico, e tem o saldo do banco. Ele não sabe como está o estoque dele, ele não sabe como está o patrimônio dele acumulado nos anos, ele não sabe o quanto de dívidas no próximo mês ele tem, e onde você pode ter acesso a toda esta informação? Na contabilidade!

Em uma contabilidade feita em tempo real, com os controles de ativos, estoques, notas de entrada e de saída todas contabilizadas e escrituradas pode proporcionar todas as informações para uma eficiente gestão do negócio.

Neste ponto você consegue ver o que está acontecendo de verdade no seu fluxo de caixa, porém muitos vão afirmar: “eu anoto o que eu tenho para pagar quando chega o boleto”. Mas é neste ponto é que está o X da questão, a contabilidade registra a obrigação no momento da prestação do serviço ou compra do produto, este o fato gerador da obrigação (ou seja o gera a obrigação do pagamento não é a chegada do boleto). Como a contabilidade é registrada no momento em que o empresário contraiu a obrigação de pagar a despesa, não importa o seu vencimento, a despesa existe e já é contabilizada, assim não existe a possibilidade do “esquecimento” da obrigação, ou de não deduzir o custo no processo de fabricação do um produto para que possa-se saber o verdadeiro lucro do produtor.

E também para folha de pagamento, existe como controlar o passivo trabalhista, como por exemplo: você sabia que para cada mês trabalhado do seu funcionário você deve 2,5 dias de trabalho de férias, e 1/12 de décimo terceiro salário? Então a contabilidade lança esta provisão isto e faz este controle, e assim o empresário consegue saber o quanto de passivo trabalhista a empresa carrega.

Muitas pequenas empresas fecham por não saberem como elaborar um bom fluxo de caixa, conversar com fornecedores, contabilizar os custos, e isto é resolvido com um bom Contador interessado e realizar um trabalho de qualidade, para que a sua empresa cresça e prospere!

Nós da Carvalho Contadores temos esta visão de negócios e sendo grande, médio ou pequeno empresário queremos participar do crescimento do seu negócio, como um parceiro, os auxiliando com todo o conhecimento necessário para que você tenha todo o nosso conhecimento aplicado a seu favor.

Se você puder economizar R$ 1,00 de imposto iremos lhe ajudar, o contador é um consultor capacitado para lhe ajudar a administrar a tua empresa, e ver em quais operações você pode estar perdendo dinheiro!

Se chegar no final do mês e no caixa não tem dinheiro, e usa o cheque especial, mas você pensa, “mas vendi muito este mês, onde está o que entrou? A contabilidade saberá! Pode estar tudo em inadimplentes, você vende mas não recebe, ou você vende para receber em 60 dias, mas paga o teu fornecedor com 30 dias, e uma simples negociação de prazos resolveria o problema de fluxo de caixa e veja só talvez o uso do cheque especial não seja mais necessário!

O contador não é um profissional só para trabalhar para o Governo se ele assim o faz, não está interessado em que sua empresa cresça para que ele também possa crescer!

Classifique nosso post post
Sair da versão mobile